Baralho Cigano E O Tempo
Associada a entidade Exu da Umbanda, a carta do mensageiro. O Cavaleiro vem trazendo notícias. O movimento sugerido do cavalo nos remete ao movimento ao galope. Sendo assim esta é uma carta ágil, tudo que responde com essa carta acontece com rapidez, e traz movimento. Digamos que pode levar de um a três meses para o assunto se concretizar.
O Trevo
Aqui temos uma carta que nos traz os pequenos atrasos. Os trevinhos que temos de tirar do nosso caminho. Os assim chamados imprevistos. Quando deparamos com um imprevisto às vezes temos da adiar alguma coisa. Desta forma o Trevo pode representar digamos menos de um mês para a ocorrência.
O Navio
Na verdade o navio geralmente não é um navio e sim uma caravela. E não é novidade para ninguém o tempo longo que demorava as viagens antigamente. Por isso para mim essa carta representa uma lentidão. No mínimo o assunto pode levar três meses para se realizar.
A Árvore
Quanto tempo leva para uma semente se transformar em uma linda árvore? E quanto tempo levará essa árvore para dar frutos? Pois então essa também é uma carta lenta porém ela é produtiva afinal esta germinando.
A Nuvem
Esta carta não define o tempo. Uma nuvem se forma tão inesperadamente quanto se desfaz por isso seu tempo de realização de um fato é incerto. Como é incerto o tempo que levamos para enxerga algo que não conseguimos ver. Aprender com uma experiência leva sempre um certo tempo.
A Foice
Quando você pega uma faca afiada para cortar algo o ato em si não é rápido? Imagina uma foice? Quando você mira no alvo – pronto o movimento de corte é rápido e preciso. Decepa. Por isso essa carta para mim está associada a uma ação rápida. Algo que acontece logo. Um corte que pode ser abrupto na vida da pessoa ou do assunto em questão.
O Caixão
Irá nos falar do tempo que acabou. Aquele assunto acabou. Já não existe mais. É uma carta que encerra o tempo. Pronto. Terminou.
O Chicote
Também é uma carta de ação, de movimento. Um movimento rápido e pronto damos uma