Baptizado .: Tema Pinguins
Eu vou apresentar uma das obras de Slavador Dali.
Dali, como conheçemos foi um imporatante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O seu trabalho também esteve presente no campo do cinema, da escultura e da fotografia.
A pintura que vou apresentar tem o nome de "Archaeological Reminiscence of millet's angelus". É uma pintura a óleo iniciada em 1933 e veio a ser terminada em 1935. Primeiramente tenho de referir que esta pintura tem uma influência por parte de uma outra que irei referir daqui a bocado. Eu quando vi este quadro achei-o "simples" comparada a outras obras conhecidas dele. No entanto é um pouco mais complexa do que isso e tem um valor sentimental para dali.
Aqui está, esta pintura de jean François millet tem o nome de L´angulus, é uma pintura a óleo e retrata um casal de camponeses de pé em um campo com suas cabeças inclinadas em oração para um cesto de batatas. Para percebermos esta pintura terei que referir um pouco da infancia de dali. E foi ai que esta obra de millet´s apareçeu, na sua época era bastante popular mas apesar de representar dois camponeses a orar pelo trabalho produzido, dali no entanto viu esta pinturarepresentava algo mais do que aquilo que está aqui exposto, desde criança até á fase adulta explorou esta pintura através de sonhos e fantasias. E uma das ideias que tirou acerca desta pintura foi que o que está representado nesta pintura não é um simples cesto de batatas mas sim um caixão do filho dos camponeses, ou seja, os camponeses não estão a orar pelo trabalho mas sim pela morte do sei filho. E esta ideia porque? Dali, teve um irmão que nunca chegou a conheçer, também chamado Salvador Dali, que morreu aos 22 meses, dai vir esta ideia. Passando para o meu quadro, que representa o casal como ruinas antigas monumentais em uma paisagem luar. Aqui a presença femenina tem uma pareçensa á forma de um louva a deus que se eleva sobre a estua do homem. Querendo retratar o homem como dominado e vulnerável.