Empresa Junior
Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e
Gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino
Superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e
Sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e
Profissionais especializados.
A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva,
Conselho de administração, estatuto e regimentos próprios. Com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.
As empresas juniores são criadas por alunos de graduação de uma instituição de ensino superior e deve ser sempre ligada a um ou mais cursos de graduação. A gestão de uma EJ, sigla para Empresa Júnior, é feita pelos próprios alunos. A empresa júnior não constitui em si uma pessoa jurídica específica.
O objetivo primeiro das empresas juniores é promover a melhor experiência de mercado aos alunos graduandos na instituição à qual ela é vinculada. Por esse objetivo entende-se fomentar o crescimento pessoal e profissional do aluno membro, por meio do oferecimento de serviços de qualidade e a baixo custo ao mercado.
Como e quando surgiu a primeira empresa júnior do mundo ?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se nos anos 60, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas.
A primeira Empresa Júnior surgiu na ESSEC (L’Ecole Supérieure des Sciences
Economiques et Commerciales de Paris) no ano de 1967, em Paris na França.
Os alunos criaram a Junior Enterprise, uma associação que proporcionasse uma realidade empresarial e prestasse serviços de consultoria para empresas de mercado.
Como e quando surgiu a primeira empresa júnior do Brasil?
A idéia da empresa Junior chegou no Brasil no final dos anos 80, pela câmara de comercio Industria Franco-Brasil . Em 1988, nasce a Empresa