Banner Amortecimento 1 1
1
Larissa dos Santos 2Thiago Fernandes 3 Thiago Martins 4 Tales Aparecido 5 Vitor Marques 6 Vinícius Batalha. thiagocastromartins@hotmail.com 1
Aluno do Curso de Engenharia Civil - 5º Sem Noturno – FMU- Campus Liberdade - São Paulo-SP.
Com o progresso das técnicas de análise e dimensionamento estrutural e os novos materiais, estão sendo projetadas e construídas estruturas cada vez mais esbeltas e flexíveis. Tais estruturas são mais vulneráveis à ocorrência de vibrações excessivas causadas por carregamentos dinâmicos, tais como terremotos, ventos, ondas, tráfego intenso, ocupação humana e até mesmo atos deliberados. Assim, a proteção das estruturas civis, incluindo o seu conteúdo e ocupantes, é, sem dúvida, uma preocupação mundial.
Sistema de Amortecedores Dentro das Paredes
Quando as construções são muito altas, uma das técnicas utilizadas é fazer uma estrutura flexível. Assim, nas travas de ferro usadas no “esqueleto” do prédio são instalados amortecedores. Esses equipamentos dissipam o tremor e evitam que o prédio entre em ressonância com o terremoto.
•Apresentar sistemas de amortecimento contra terremotos.
• Aplicações dos sistemas de amortecimentos em edifícios.
Sistema de Amortecimento: Alicerce com Suspensão
De forma semelhante a um veículo, amortecedores instalados sob um prédio absorvem a tremedeira no momento de um terremoto. Nas contruçoes mais simples, os amortecedores são feitos de borracha, e nas mais complexas, são controlados eletronicamente.
Figura 2: Amortecedores dentro das paredes
Figura 1: Alicerce Comum e Alicerce com Suspensão
Sistema de Amortecimento: Pêndulo
Uma das partes mais importantes dos prédios com tecnologias mais modernas contra terremotos, é o sistema de contrapeso inercial: instalada na parte mais alta, uma bola pesada o bastante para movimentar o prédio no sentido contrário às vibrações do solo atenua o movimento e permite que o prédio se mantenha 40% mais estável durante um terremoto. A bola é capaz de se mover 1,5