corrupcao
A Corrupção é o fenômeno de se corromper, isso pode acontecer por tirar vantagem de modo que outra pessoa seja prejudicada, ou mesmo, o ato de ignorar algo errado ou que alguém fez de errado para que você consiga ganhar algo com isso. Corrupção vem de “corruptus” do latim que significa “quebrar em pedaços” e o verbo corromper significa “tornar-se podre”.
COMO OCORRE A CORRUPÇÃO:
O ato de corrupção pode ser dividido em quatro tipos: corrupção ativa, corrupção passiva, corrupção preditiva, corrupção lateral (que é divida em corrupção lateral ativa e corrupção lateral passiva).
CORRUPÇÃO NO GERAL
Desde tempos antigos a corrupção existia e isso era e ainda é tratado com desprezo, mas não havia nenhuma punição para essas pessoas corruptas que tinham altos cargos na politica e os que tinham altas patentes no exercito, mas agora algo mudou, existem leis que condenam essas pessoas por seus crimes de corrupção. A lei brasileira 12846/2013 responsabiliza diretamente as empresas por crimes cometidos por pessoas jurídicas com a intenção de fraudar ou tirar vantagem de dinheiro publico. Como comentado pelo Procurador Geral do Município de Trindade/GO Leon Gaspar Safatle “A norma, que dispôs sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública promete trazer inovações ao Direito Público. A lei anticorrupção, ou Lei da Empresa Limpa, como vem sendo chamada, tem como principal advento a possibilidade de responsabilização objetiva das empresas envolvidas em práticas nocivas ao patrimônio público”. E a lei complementar nº 135 de 2010 (ficha limpa) que impede que a pessoa que queira se candidatar a algum cargo público não possa ter nenhum processo referente a crime associado a seu nome em aberto, isso irá para prevenir que a corrupção aconteça ou pelo menos essa era a ideia.
Essas leis citadas acima servem para prevenir que nós, ‘pessoas de bem’ não sejamos enganados, roubados, e lesados