BANHO DE PARAFINA
É uma técnica fisioterapêutica que vem sendo muito usada, pois é um tratamento que consiste na condução do calor para os tecidos. É uma forma de transferência de calor superficial, em que se usa a parafina derretida misturada com óleo mineral a uma temperatura de mais ou menos 52ºC a 54ºC, com fins terapêuticos. A parafina é uma substância branca, de aspecto oleoso, sob a forma de cera, a qual é obtida a partir da destilação de petróleo. Oferece uma temperatura maior que a temperatura da água e menos risco de causar queimaduras na pele. De parafina tem um ponto de fusão ao nível do mar, a 53ºC, temperatura à qual ela é usada terapeuticamente. A esta temperatura parafina ponto, originalmente sólido, se torna líquido e tem ação térmica para perder calor por condução, que traz consigo muitas vantagens como aumento do metabolismo e dos nutrientes para estes tecidos.
APRESENTAÇÃO FÍSICA O equipamento necessário para a realização do banho de parafina é composto por um tanque de aço inoxidável, cheio de água, que pode ser aquecida através de um resistor de níquel-cádmio. Dentro deste tanque contendo água, vamos ter outra caixa metálica de dimensões menores contendo a parafina, que será derretida pelo aquecimento da água presente no tanque (banho-maria).
PREPARAÇÃO DA PARAFINA A parafina em estado sólido é colocada dentro da caixa metálica com óleo mineral líquido, numa proporção de uma parte de óleo mineral para quatro partes de parafina. Deve se ter o cuidado de não deixar a parafina nem muito compacta nem muito diluída. Liga-se o interruptor de força e coloca-se o termostato em 70°C a 80°C. O ponto de fusão da parafina gira em torno de 54°C. Depois de completamente fundida, baixa-se a temperatura do tanque em torno de 51°C.
EFEITOS DA PARAFINA
Estimula a circulação sanguínea local
Relaxamento de músculos e tendões.
Melhora a nutrição tecidual
Aumentar a mobilidade das articulações
Analgésico
Ação inflamatória