Separação de Misturas
INTRODUÇÃO
Relatório de laboratório realizado no dia 17 de janeiro de 2013, com a professora Viviane Cardoso.
Aula de experimento em laboratório de separação de misturas homogêneas e heterogêneas. Substâncias usadas: areia, água e parafina. Utilizamos também alguns instrumentos do laboratório.
Experimento foi realizado para observar o desenvolvimento da separação, utilizamos água destilada para separar o cloreto de sódio da areia e parafina, posteriormente, utilizamos o papel filtro para filtrar a água com cloreto de sódio, da areia com parafina. Em seguida colocamos a água com o cloreto de sódio num balão de fundo redondo, para iniciar a separação por meio da destilação, montamos o sistema de separação com algumas vidrarias, mangueira de entrada e saída de água, a manta de aquecimento e etc.
Com a areia e a parafina que foi colocada na cápsula de porcelana, foi levada para o aquecimento, banho-maria, para a separação das duas misturas.
No desenvolver do trabalho mostraremos os procedimentos de maneira mais detalhada.
OBJETIVO
- Separar os componentes de misturas heterogêneas e homogêneas.
DESENVOLVIMENTO
No dia 17 de Janeiro de 2013, às 08h06min, iniciou-se a aula prática de laboratório de química. De início a professora explicou sucintamente que nesse dia seria feito a separação de misturas homogêneas e heterogêneas. A mistura estaria composta por três substâncias: areia, NaCl e parafina e passariam por três processos de filtração: dissolução fracionada, destilação simples e fusão fracionada.
No laboratório havia quatro grupos com quatro componentes, cada grupo se posicionou em um lugar na bancada, onde já havia vidrarias separadas para o primeiro processo de filtração e o roteiro para a aula.
Os grupos receberam da técnica do laboratório um recipiente contendo areia, parafina e NaCl.