Aquecimento Por Condução
*O calor acrescentado em uma parte é disperso através do corpo – por condução e convecção – até ser perdido em outras superfícies. Quando a temperatura é alta o suficiente para causar dano tecidual, ou seja, acima de 45º C, o tempo que leva para esse dano ocorrer se torna mais curto à medida que a temperatura aumenta.
*Como o epitélio e a gordura têm condutividade mais baixa que os tecidos aquosos, a transferência de calor por condução dentro dos tecidos será obstruída pela camada de gordura subcutânea, e o aumento da temperatura tenderá a ficar confinado à área da pele aquecida.
*Uma mudança muito pequena na temperatura muscular superficial (de cerca de 1ºC) leva até 20 a 25 minutos para ocorrer
*O aumento acentuado da temperatura da pele de uns 10º C contrasta com o aumento trivial da temperatura nos tecidos profundos de cerca de 1º C.
#Banhos de Parafina
*A maioria dos banhos de parafina é mantida a temperaturas entre 42 e 52º C; mais alta para membros superiores e mais baixa para membros inferiores.
*A parafina impede a perda de água da superfície da pele sendo uma indicação para pele ressecada.
>Modo de Ação: é possível colocar a mão num banho de parafina em 50ºC porque o calor específico da cera é baixo, fazendo com que sua condutividade térmica seja relativamente baixa.
>Método de Aplicação: “mergulhe e embrulhe” (feito apenas nas extremidades – mãos, punhos, pés e tornozelos). Deve-se analisar o paciente em busca de CI, verificar a temperatura da parafina e manter o local de aplicação bem limpo e seco.
*O membro é submerso por cerca de um segundo na cera, retirado e deixado esfriar por dois ou três segundos e depois mergulhado novamente. O procedimento é repetido 6-12 vezes para produzir um revestimento de cera de 2 ou 3 mm de