Trocadores de calor
1) Definição
O trocador de calor é um equipamento com a finalidade de realizar o processo de troca térmica entre dois sistemas, fluído quente e fluído frio. Essa troca pode ser feita entre sistemas separados ou misturando os fluídos.
Este processo é amplamente aplicado em diversos setores da engenharia, como, por exemplo, em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, recuperação de calor, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinaria de petróleo, processamento de gás natural e tratamento de águas residuais.
2) Classificação quanto ao armazenamento de calor
2.1. Recuperador de calor
Um recuperador de calor, ou simplesmente recuperador, é um permutador de calor em contracorrente com o propósito especial de recuperação de energia usado para recuperar calor residual dos gases de escape. Em muitos tipos de processos, combustão é usada para gerar calor, e o recuperador serve para recuperar esse calor, a fim de reutilizar ou reciclar. O termo recuperador refere-se também para trocadores de calor em contracorrente líquido-líquido usados em indústrias químicas e refinarias e em processos fechados, tais como ciclos de refrigeração por absorção amônia-água ou água-LiBr. Outras formas de recuperação de calor ou de entalpia incluem o trocador de calor regenerativo
2.2. Regenerador de calor
Um trocador de calor regenerativo, ou mais comumente um regenerador, é um tipo de trocador de calor onde o fluxo através do trocador de calor é cíclico e periodicamente muda de direção. É semelhante a um trocador de calor contracorrente. No entanto, um regenerador mistura os dois fluxos líquidos, enquanto um trocador de contracorrente os mantém separados. O perfil de temperatura se mantenha a uma temperatura quase constante, e isso inclui o líquido que entram e saem cada extremidade.
Cinco trocador de calor regenerativo Cowper colocados em série. trocadores de calor regenerativo utilização troca de contra-corrente para