Banho de cheiro
Geografia Espacial: 1- Em minha terra na longíngua e amada cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.
Justificativa: A Geografia tem como uma das principais tarefas a localização, esta podendo ser feita pelos mapas, não apenas mostrando um determinado lugar na terra, mais a distância dele em relação a outro.
Geografia Regional: 2- Folhas, raízes, madeiras cheiro da Amazônia.
Justificativa: Menção à flora da região Amazônica.
Geografia Humana e Ambiental: 3- Seus pregões embalavam as mangueiras que arborizavam as praças e ruas de Belém do meu tempo.
Justificativa: Estudando a relação recíproca entre homem e meio ambiente, conhecendo onde vivemos podemos planejar um lugar melhor de viver, à referência ao clima ameno daquela época, agradável, sem o asfalto a quantidade de veículos que poluem o ar deixando à terrível realidade do aquecimento global.
Geografia Cultural: 4- No meu tempo de menina os fogos eram líricos, e a todos em conjunto chamavam os foguetinhos.
Justificativa: Estudando as variações culturais através do espaço e dos lugares, podemos afirmar que os fogos eram inocentes, bonitos, enchiam á todos de vibração e sentimentos, podendo-se ressaltar que verdadeiramente era uma visão artística, hoje são barulhentos e perigosos.
Geografia Política: 5- Não posso assegurar que o mesmo quadro do passado se reproduza hoje na cidade onde nasci. Ela mudou muito; é agora uma triste e envelhecida cidade, arrasada pela miséria e os maus governos.
Justificativa: A falta de políticas públicas direcionadas a conservação da cidade de Belém, diminuição da classe mais pobre e miserável, á perca de seus títulos como: Cidade das mangueiras, a porta de entrada para região Amazônica, conhecida como metrópole da Amazônia, entoados dessa forma nos quatro cantos do