Banestes - Histórico e Ativos
Trabalho de Contabilidade de Instituições Financeiras
Banco do Estado do Espírito Santo
Ruiz Roman das Chagas
INTRODUÇÃO
O Banestes, sociedade anônima de capital aberto e de economia mista criada em 1937, é, atualmente, um banco múltiplo controlado pelo Estado do Espírito Santo. O Banestes é um dos mais importantes agentes de políticas públicas do Estado, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional. Compõe, com mais três empresas: Banestes Seguros, Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização, o Sistema Financeiro Banestes. Detém, atualmente, a maior rede bancária do Estado do Espírito Santo.
HISTÓRICO
Durante o primeiro governo de João Punaro Bley foi criado o Instituto de Crédito Agrícola do Espírito Santo, em suas funções e objetivos o Instituto já se assemelhava a um banco: realizar operações de crédito agrícola e crédito fundiário, depósitos, descontos e cobranças, entre outros.
Em abril de 1937, dois anos após a sua criação, o Instituto de Crédito Agrícola se transforma em Banco de Crédito Agrícola do Estado do Espírito Santo (Ruralbank).
A nova Instituição foi autorizada a funcionar pela Diretoria de Rendas Internas do Ministério da Fazenda e iniciou, de fato, as suas operações em 15 de outubro de 1937 tendo o Governo do Estado como maior acionista.
Em 1969, o Banco de Crédito Agrícola do Espírito Santo (Ruralbank) passou a se chamar Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).
Em 1970, o Banestes foi autorizado a funcionar como Sociedade Anônima de Capital Aberto.
Em 19 de dezembro de 1989, por resolução do Banco Central, o Banestes se organizou como Banco Múltiplo, estruturando as seguintes instâncias: Carteira Comercial, Carteira de Câmbio, Carteira de Crédito Imobiliário, Carteira de Crédito, Financiamento e Investimentos e Carteira de