Bandeira Nacional
A Bandeira Nacional foi instituída no dia 19 de novembro de 1889, 4 dias depois da Proclamação da República.Projetada por Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil, com colaboração de Miguel Lemos, e Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro, onde o escudo Imperial português dentro do losango amarelo foi substituído por um círculo azul com estrelas na cor branca. A inscrição “Ordem e Progresso” é escrita sempre em verde, e é uma abreviação de um lema positivista, do autor francês Auguste Comte. A inscrição completa seria: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.” A esfera azul de nossa bandeira representa nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas.
A estrela isolada na bandeira é a estrela de Spica, a estrela alfa da constelação de Virgem e representa o estado do Pará, pois este era o Estado da União com maior parte do seu território acima da Linha do Equador. Após 1968, a Bandeira não sofreu nenhuma modificação.
O círculo azul no centro da Bandeira faz referência à imagem de uma esfera celeste, posicionada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (08 horas e 30 minutos) do dia15 de novembro de 1889.
Cada símbolo na Bandeira do Brasil tem um significado diferente muito importante e muitas vezes desconhecido, mas representam o Brasil, na sua grandeza histórica, onde foi marcado por vários acontecimentos que determinaram a sua importância perante os outros países do mundo.
Significado das cores da bandeira do Brasil.
A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme