Análise Orgânica
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CET677- MÉTODOS DE SEPARAÇÃO EM QUÍMICA
CROMATOGRAFIA PLANAR
Fernando Faustino de Oliveira¹
Geisa Pereira Figueredo, Analú Rocha Costa e Thacilla Ingrid de Menezes²
________________________
1- Professor da disciplina de Métodos de Separação em Química
2- Alunas do Curso de Bacharelado em Química
ILHÉUS
JULHO/2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CET677- MÉTODOS DE SEPARAÇÃO EM QUÍMICA
CROMATOGRAFIA PLANAR
Relatório apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de métodos de separação em química ministrada pelo professor Dr. Fernando Faustino de Oliveira, entregue pelas alunas Geisa Pereira Figueredo, Analú Rocha Costa e Thacilla Ingrid de Menezes.
ILHÉUS
JULHO/2014
INTRODUÇÃO
A cromatografia é um método físico-químico de separação dos componentes de uma mistura, realizada através da distribuição destes componentes entre duas fases, que estão em contato íntimo. Uma das fases permanece estacionária enquanto a outra se move através dela. Durante a passagem da fase móvel sobre a fase estacionaria, os componentes da mistura são distribuídos entre duas fases, de tal forma que cada um dos componentes é seletivamente retido pela fase estacionaria, resultando em migrações diferenciais destes componentes. (COLLINS,1994)
A relação entre as velocidades de movimento da substância frente ao solvente pode ser denominada de Rf, e calculada através da razão entre a distância percorrida pela substancia a partir do ponto de aplicação até o meio da mancha, e a distância percorrida pelo solvente a partir do ponto de aplicação. Na prática, os valores de Rf obtidos em uma placa raramente se repetem em, devido a fatores particulares tais como, tamanho da partícula do adsorvente, composição do solvente, ativação, condições de estocagem das placas, espessura