bandas de frequencia
A LONGAS DISTÂNCIAS
Bandas de frequência
Bandas de frequência
Os modernos sistemas de transmissão de sinais utilizam bandas de frequência específicas para as comunicações, em função das caraterísticas de propagação das ondas eletromagnéticas. Aos diferentes valores de frequência da onda portadora correspondem diferentes larguras de banda.
Bandas de frequência
Bandas de frequência
As ondas eletromagnéticas de baixas frequências (aproximadamente até 3 MHz) propagam-se junto à superfície da Terra, acompanhando a sua curvatura por intermédio da difração, e têm um alcance de cerca de 1000 km.
Bandas de frequência
As ondas com frequências superiores (3 a 30 MHz) são refletidas pela ionosfera (camada da atmosfera em que existem iões e que se situa entre 40 km e
300 km de altitude) e pela superfície terrestre.
As sucessivas reflexões permitem que as ondas se propaguem em torno da Terra.
Bandas de frequência
As ondas eletromagnéticas de frequências muito mais elevadas (acima de 30 MHz) atravessam a ionosfera, sendo utilizadas nas comunicações via satélite - são as ondas curtas, situadas na região das microondas.
- praticamente não se difratam; - são pouco absorvidas ou refletidas na atmosfera; - penetram na ionosfera.
Bandas de frequência
Além da reflexão, ocorrem também fenómenos de refração e absorção da radiação, uma vez que as ondas eletromagnéticas atravessam diferentes camadas da atmosfera (com índices de refração diferentes). A rádio, a televisão, os telemóveis, os mais variados controlos remotos, os telefones sem fios, o GPS, …, são tecnologias inventadas no século XX que fazem uso de ondas eletromagnéticas. Bandas de frequência
Espetro eletromagnético:
Bandas de frequência
A radiação eletromagnética de frequência superior a
1018 Hz tem poder ionizante porque, ao penetrar na matéria, pode ionizar átomos e moléculas.
As comunicações com ondas