BANCOS
Os Bancos Comerciais nos atendem em nossas necessidades do dia a dia e/ou de curto prazo (até um ano), através de suas agências bancárias, home banking ou Internet. São eles que recebem os nossos pagamentos e nossas cobranças, evitando que tenhamos que fazê-las diretamente junto a origem (imagine a trabalheira de ir pagar nossas contas em cada um dos emissores dos recibos), na verdade, são eles, também, que nos emprestam o dinheiro para suprir o capital de giro de nossa vida pessoal ou nossos negócios.
Principais Operações:
Ativas
descontar títulos;
abertura de crédito simples ou em conta corrente;
crédito rural, de câmbio e comércio internacional;
Passivas
captar depósitos à vista;
Conta corrente
captar depósitos a prazo fixo;
CDB - certificado de depósito bancário título de renda fixa, pré e pós-fixado, transferível.
RDB - registro de depósito bancário -titulo de renda fixa, pré e pós-fixado, intransferível;
obter recursos junto a instituições oficiais para repasse a clientes;
obter recursos externos;
Efetuar prestação de serviços, inclusive mediante convênio.
Cobrança de títulos e arrecadação de tarifas e tributos públicos.
Caixas Econômicas
São instituições eminentemente de cunho social, concedendo empréstimos e financiamentos a programas e projetos nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, transportes urbanos e esporte.
Atualmente existem somente uma federal e uma estadual e que equiparam-se nos aspectos operacionais: a CEF e a Caixa Econômica do Estado do Rio Grande do Sul.
Sua principal atividade, porém, esta ligada ao Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), ligada ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH), onde sua principal fonte de recursos, a caderneta de poupança, canaliza as economias da sociedade para a aplicação no crédito imobiliário de habitações populares, na infra-estrutura e no saneamento básico das cidades.
Outras atividades:
- Podem captar