Banco Mundial
DIREITO INTERNACIONAL –
BANCO MUNDIAL
Introdução
No presente trabalho, apresentaremos o Banco Mundial, que é uma Organização Intergovernamental (OI). Veremos a importância desta OI em sentido global, observaremos como surgiu e se desenvolveu historicamente até os dias atuais, passando pelos diversos fatores que contribuíram economicamente para tal evolução. Tendo em vista que o Banco Mundial foi criado para construção e manutenção de países em desenvolvimento, veremos outros tipos de investimentos que vieram para favorecer o Globo como um todo. Veremos, ainda, o porquê da interligação com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Por fim, perceberemos qual foi a importância desta instituição no período pós-guerra e conheceremos seus Presidentes até os dias atuais.
Contexto Histórico
Constituído em 1944, nas Conferências de Bretton-Woods, com a finalidade, até então atribuição do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), de financiar a reconstrução de países devastados pela Segunda Guerra Mundial (1939/1945), o Banco mundial passou o operar com rigorosos critérios para concessão de empréstimos. Seu surgimento foi concomitante a eclosão do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
As conferências de Bretton-Woods, cuja finalidade era o estabelecimento de regras financeiras e monetárias entre os Estados mais industrializados do mundo, foi o primeiro exemplo na história de uma ordem monetária fundada na negociação. Tendo durado mais de três semanas, as conferências se lançavam à tarefa de trazer à tona novamente o capitalismo. Com a iminência do fim da Guerra, países que se encontram minados pela destruição causada pelos anos de violência, iniciados em 1939, com a invasão da Polônia pela Alemanha de Hitler, passariam a contar com o apoio da nova Instituição Intergovernamental (OI), para se restabelecerem no palco do novo momento social que surgia. Um desses países, a França, foi