Banco mundial
Desde a sua fundação em 1944, como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, estabelecida pela Convenção sobre o Banco Mundial e outros países, houve um aumento acentuado no número de integrantes, nos anos 50 e 60, quando muitos países se tornaram nações independentes. Com o aumento de seus membros e as mudanças em suas necessidades, o Banco Mundial se expandiu e agora é composto por cinco diferentes agências.
QUAL O SEU ATO CONSTITUTIVO? (QUANDO E COMO)
O Acordo Constitutivo do Banco Mundial (BIRD): Conclusão e assinatura: Bretton Woods – EUA, em 22 de julho de 1944. No Brasil a Promulgação: Decreto n° 21.177, de 27 de maio de 1946.
OBJETIVO: FINALIDADE PELO QUAL O BANCO MUNDIAL FOI CRIADO
O Banco Mundial é uma das maiores fontes de conhecimento e financiamento do mundo, ajuda governos em países em desenvolvimento a reduzir a pobreza por meio de empréstimos e experiência técnica para projetos em diversas áreas – como a construção de escolas, hospitais, fornecimento de água e energia, combate as doenças, proteção do meio ambiente, estradas e o desenvolvimento de projetos que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O apoio prestado a um país mutuário é orientado por uma única estratégia (chamada de Estratégia de Assistência ao País), que é planejada pelo próprio país com a participação do Banco Mundial e de muitos outros doadores, grupos de ajuda e organizações da sociedade civil. Uma constante diminuição da pobreza requer a cooperação entre diversos grupos como, por exemplo, comunidades, a sociedade civil, o governo e agências doadoras. Ao trabalhar com esses grupos, o Banco Mundial tem como objetivo fornecer assistência técnica e financiamento para os programas de redução da pobreza nas áreas de saúde, agricultura e infra-estrutura básica. Em todas as decisões do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento será orientado pelos objetivos mencionados abaixo:
1) Auxiliar a