Analisar o custo do dinheiro ao longo do tempo
Título: Analisar o custo do dinheiro ao longo do tempo
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
A Matemática Financeira possui diversas aplicações no sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. É preciso estar atento para não deixar uma dívida, que no primeiro momento pode não ter um valor significativo, se transformar em um ônus no seu orçamento.
É assim que coloca: (NOE, Marcos; Brasil Escola – Matemática Financeira).
Justificativa
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns conhecimentos sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo, como a definição dos juros simples e compostos e a correta escolha entre a aplicação de um ou de outro nas aplicações financeiras.
Desenvolvimento
Cada vez mais, nos deparamos com as inúmeras opções de investimentos. Um exemplo prático disto são os bancos, que possuem diversas modalidades de investimentos, oferecendo aos clientes desde as aplicações mais conservadoras - àqueles que não querem se expor à riscos -, como também as aplicações mais arrojadas, que envolvem um maior risco do capital, possibilitando uma rentabilidade mais atrativa.
É importante ter em mente que todo capital não aplicado, pode ser considerado uma perda de oportunidade para obter um ganho.
O capital precisa ser administrado visando à maximização, pois a transformação do dinheiro só ocorre a partir da determinação do juro, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.
Quando depositamos um dinheiro, este representa uma saída de caixa, sendo considerado um valor presente. O dono do capital é um investidor, e a instituição que faz a custódia deste bem é o tomador. Diante disso, esperamos