Avaliação Financeira
Ao se tomar decisões financeiras, tanto as pessoas físicas quanto as empresas devem levar em consideração vários aspectos, principalmente no âmbito da economia. Como está o mercado, quais as expectativas para os próximos anos, o que pode impactar um investimento, o que pode afetar o retorno esperado.
Dessa forma, vamos analisar primeiramente um plano de aposentaria, quando devemos investir, qual o melhor momento e o que pode impactar essa decisão no futuro.
Partindo para o âmbito empresarial, vamos analisar também os principais aspectos que afetam as decisões de investimentos e financiamento dos administradores das empresas.
Justificativa
Um dos motivos principais que levam a análise dos investimentos é que o dinheiro tem um valor e que esse valor se perde ao longo do tempo, e se o objetivo das empresas é gerar lucro, aumentar o seu valor, considerações sobre qual será o valor de um investimento no futuro, qual o retorno que o investimento trará aos seus investidores é de grande importância e valia.
Outro fator é que o impacto da economia, no que tange à taxa de juros e a inflação, nas decisões das empresas é muito relevante, por este motivo merece ser destacado e analisado.
Desenvolvimento
Na simulação do plano de aposentadoria vemos que quanto mais cedo se começa a investir menos será a quantia desembolsada ao ano. Assim, caso opte por esperar mais 14 anos para começar a aplicar, considerando que estará rendendo na mesma taxa, será necessário desembolsar 4 vezes mais do que o desembolso de hoje. Outro ponto importante ao se fazer um plano de aposentadoria é que deve-se levar em consideração o impacto da inflação, pois conforme o conceito do valor do dinheiro do tempo, certa quantia hoje, vale muito mais que esta quantia no futuro. Para que se alcance o patrimônio de R$ 1.000.000,00 almejado é necessário levar em conta a inflação, caso contrário, terá um patrimônio bem menos do que o realmente almejado. Um fator importante na trajetória