Banco mundial
O sistema financeiro Internacional representa os costumes, instrumentos e organizações que visam regulamentar as relações entre Estados, mercados e moedas. A definição das estratégias de investimento e financiamento é feita pelos atores desse sistema no qual se incluem os Estados, a iniciativa privada, os bancos e as Instituições Financeiras Internacionais (IFIs).
O Banco Mundial surge com a criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) durante a Conferência de Bretton Woods, em 1944, em resposta às necessidades de promoção da reconstrução europeia no pós-guerra e o desenvolvimento das nações não desenvolvidas. Em 25 de junho de 1946, começava a funcionar o BIRD e suas primeiras ações tinham o objetivo de reconstruir a Europa.
Com o estabelecimento do Plano Marshall, aos poucos esse objetivo foi deixado de lado pelo Banco. Assim, o Banco Mundial concentrou suas atividades para o desenvolvimento econômico, em especial dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento atualmente, por meio de financiamentos a projetos que promovam o combate à pobreza e a utilização sustentável dos recursos das nações.
Sua sede fica em Washington DC, Estados Unidos. Entre os tipos de projetos que financia, incluem-se projetos nas áreas: de educação, saúde, agricultura, infraestrutura, bem como praticamente todos os setores considerados sensíveis para países em desenvolvimento.
As funções do Banco Mundial, retiradas de seu estatuto são a de captar e oferecer empréstimos a PEDs que sejam considerados bons pagadores O BIRD capta seus recursos pela venda de títulos nos mercados de capitais a taxas preferenciais, de modo que possa oferecer esses recursos em empréstimos para PEDs com taxas de juros menores que as de mercado. O Banco também atrai recursos do setor privado oferecendo co-financiamento aos países, o que aumenta a disponibilidade de crédito aos PEDs.
O Banco Mundial é composto por duas instituições: o Banco Internacional para