Banco de questoes do cortiço
R:Joao Romão é um imigrante português grosseiro, ignorante, esperto, enormemente ambicioso e inescrupuloso.Em seu empenho de ganhar dinheiro, ele não se detém diante de nada: engana, explora os outro e até, mesmo rouba.
2-Caracterize brevemente Bertoleza.
R:Bertoleza sofrida e bonachona, que respeita os brancos a pontos de justificar o tratamento opressivo que lhe dava seu senhor. Confia cegamente em João Romão, toma o como um ser superior a si e, sem hesitação, serve o como empregado e como amante.
3-Os naturalistas eram deterministas, pois acreditaram que vida das pessoas era determinada por fatores biológicos( condicionamento de “raça”, sociais )(condicionamento do “meio”) e históricos (condicionamentodo “momento”). Na relação entre João e Bertoleza qual o papel dos fatores “raça” e “meio”?
R: Bertoleza se considera (e parece ser considerada pelo narrador) como pertencente a uma raça superior à negra (pois é cafuza) e inferior à branca. Seu meio de origem é, evidentemente, inferior ao de João Romão, pois ela era escrava e ele provinha de um país europeu, embora fosse de classe baixa. Daí a admiração que a mulher tem pelo português e daí a sua subserviência a ele.
4- Caracterize brevemente Miranda e sua família.
R: Miranda é um rico negociante inescrupuloso, que, por apego ao dinheiro, suportou as infidelidades de D. Estela, sua mulher. A filha, Zulmira, é vítima do ódio que separa seus pais. Esse ódio, aliás, não impediu, mas até estimulou, a aproximação sexual do casal durante muitos anos em que viviam aparentemente como desquitados.
5- Qual o verdadeiro motivo que levou Miranda a comprar a casa vizinha á venda de João Romão?
R: Miranda comprou a casa para, mudando-se, afastar Estela dos empregados de sua loja, com os quais - temia ele - ela estaria prestes a cometer novas infidelidades, agora que o casal não mais mantinha o mesmo relacionamento sexual "clandestino"