Banco de Dados
O banco de dados “pode ser considerado como uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agrupar informações que se relacionam e tratar de um mesmo assunto, pode-se dizer que temos um banco de dados. Os dados servem de base para a formação de juízos e resolução de problemas, porém só tem maior importância quando estão classificados, armazenados e relacionados, permitindo a obtenção de informação.
Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente a aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento. O banco de dados é responsável pelo armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e tem como principal objetivo a transmissão das informações desejadas
Banco de dados na empresa
Quando saímos da teoria e vamos para a prática, em relação a esse assunto, conseguimos observar a sua importância para, por exemplo, a obtenção do resultado esperado dentro de uma empresa, seja em vendas, em treinamento de pessoal, em desenvolvimento organizacional, etc. Um banco de dados, quando bem elaborado e utilizado, pode levar uma empresa a possuir algo que certamente irá diferenciá-la das concorrentes no mercado.
A empresa estudada utiliza-se do seu banco de dados para armazenar e acumular dados que, após serem processados, irão facilitar o controle e gerenciamento dos seus clientes (internos e externos) e fornecedores.
Em relação ao RH, a empresa possui cerca de 15000 associados nas suas mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil e um departamento de RH centralizado (atualmente encontra-se em processo de mudança e terceirização), o que dificulta ainda mais o controle dos seus funcionários e eleva a necessidade de possuir um banco de dados eficiente.
As lojas atuam ligadas a uma