Banco BIC cria facilidades a residentes
28 de Fevereiro, 2015
O Banco BIC quer resolver os atrasos nos pagamentos às empresas e aos trabalhadores portugueses que residem em Angola, anunciou o CEO do Banco
BIC português,Mira Amaral,que apontou como solução a Conta Salário
Internacional, através de uma linha de crédito que abre nos próximos 15 dias.
Segundo Mira Amaral, os trabalhadores expatriados têm de abrir conta no BIC Angola, depositar o ordenado em kwanzas e abrir conta no BIC em Portugal, para lhes ser convertido até 70 por cento do depósito em euros.
O CEO do Banco BIC português que deu a notícia à imprensa à margem do LisbonSummit
2015, disse que a taxa de juros a aplicar ainda não está definida. O banqueiro afirmou ainda que o maior desafio da instituição é aplicar o processo em simultâneo nos dois países, adequando o produto à legislação portuguesa.
Segundo o banqueiro, esta linha apenas é aplicada a expatriados e não a empresas, já que a dimensão é outra.
Em relação às empresas, Mira Amaral diz que o Banco BIC Angola analisa caso a caso, mas, indicou, “desde que o banco consiga obter dólares do banco central, as transferências das empresas podem ser feitas de imediato”.
Apoio ao embaixador
Mira Amaral concordou com as recentes declarações do embaixador de Angola em Lisboa, que perspectiva a resolução do problema da transferência de capitais nos próximos três meses. O empresário afirmou que “todos os anos, no início do ano há problemas de transferências de dólares para Portugal. A questão é sazonal e está na pressão que os angolanos fazem na época natalícia e final do ano com compras. Este ano houve uma pressão maior e uma maior escassez de dólares devido ao recuo do preço do petróleo e, por isso, menos entradas de divisas”, afirmou. “Acredito que esta escassez do início do ano se vá diluindo e ficará apenas o impacto da escassez devido à descida do preço do petróleo. Em todo o caso, Angola tem reservas de 30 mil milhões de