SISTEMA DE INFORMACAO
Alguns bacharelados desta área têm enfoque específico. A UFSC, em Araranguá (SC), tem o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação, no qual o aluno cursa disciplinas de três áreas: Tecnologias Digitais, Negócios Digitais ou Educação e Cultura Digital. Já o curso Informática e Cidadania, da UFPR, dá uma base geral de conhecimento sobre a tecnologia da informática e aborda suas aplicações em atividades relacionadas com a inclusão digital. Por exemplo, na implantação de redes sociais, de modo a tirar delas o melhor proveito para atender a demandas socioeconômicas de uma região ou comunidade.
Mercado de Trabalho
É cada vez maior o número de brasileiros que têm acesso à internet. Segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil, do governo federal, a taxa de residências com acesso à rede mundial quase triplicou entre 2006 e 2012 (veja o quadro Fique de olho, na página ao lado). Além disso, hoje, é possível acessar dados bancários, sites ou redes sociais não só por computador, mas também por smartphones e aparelhos de TV - tudo graças ao desenvolvimento de novos sistemas de informação. Essas duas realidades apontam para o aquecido mercado de trabalho para esse profissional. Os empregadores tradicionais são empresas de tecnologia da informação (TI). Mas há espaço em empresas de qualquer ramo, que empregam bancos de dados e redes, como editoras, companhias de telecomunicações, redes de loja e bancos. Um dos novos segmentos de atuação é o de educação a distância. A maior demanda está, naturalmente, nos grandes centros urbanos, que concentram as maiores empresas de desenvolvimento de software. No entanto, aí está também o mercado mais concorrido. Fora das grandes capitais, há oportunidades em polos industriais e cidades de médio porte.
Curso
Cálculos acompanham o aluno durante todo o curso. Por isso, é preciso gostar muito de matemática. Entre as matérias específicas há linguagem de programação, bancos de dados e inteligência artificial.