BAllet
Perfil nutricional e autopercepção corporal em bailarinas adolescentes
Autores:
Juliana Granzotto de Vargas, Juliana Rombaldi Bernardi, Carin Weirich Gallon
Fonte (nome da revista/livro, volume, páginas, etc):
Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 5. n. 29. p. 425-433. Setembro/Outubro. 2011. ISSN 1981-9927
Tema do artigo:
Avaliação do estado nutricional e da existencia de distorção da autopercepção em bailarinas adolescentes
Objetivos/hipóteses do trabalho:.
Identificar o estado nutricional e se existe alguma distorção na autopercepção fisica de bailarinas. Sendo a resposta mais provavel que elas tenham uma autopercepção distorcida, que alem de ser propria da idade se intensifica por uma influencia cultural da dança.
Tipo de pesquisa:
Estudo de corte transversal.
Variáveis estudadas:
Peso, altura, idade, habitos alimentares com recordatório 24 horas, tempo da prática do balé, o tempo destinado por semana para a dança, questões relacionadas com a imagem corporal.
Metodologia para a mensuração das variáveis:
Entrevista com questões diretas sobre hábitos alimentares, avaliação da autopercepção corporal pelo metodo da escala proposta por Stunkard, Sorenson, e Schlusinger (1983), avaliação antropométrica (peso, altura, Índice de Massa Corporal/idade e Estatura/idade) e recordatório 24 horas.
População ou materiais (quando, onde e quanto tempo durou a pesquisa; quem constituiu a amostra, tamanho da amostra, critérios de inclusão e exclusão):
Foram avaliadas 28 adolescentes, com idade de 14 a 18 anos, bailarinas de uma escola de dança de Caxias do Sul, RS, entre os meses de março e abril de 2011
Resumo do trabalho (máximo 10 linhas):
Estudo transversal, realizado com adolescentes bailarinas com idade entre 14 e 18 anos, onde avaliou-se os habitos alimentares e a autopercepção corporal, atraves de questionarios e avaliação antropometrica, partindo do principio que a maioria