balanços
Estrutura e Interpretação de Balanços
Profa. Márcia Bianchi
Atividade 3 – Analise Setorial
Setor pode ser considerado o grande número de empresas que estão posicionadas num mesmo eixo de mercado, seja por seus produtos serem similares, complementares ou suplementares. Para poder fazer uma análise setorial da empresa, é preciso identificar em qual setor de atividade econômica ela atua e quais seus principais produtos e serviços.
A Análise Setorial nada mais é do que um grande levantamento de dados sobre a empresa, suas características econômicas, seus objetos de oferta, sua demanda e principalmente sobre o mercado no qual ela está inserida. Nessa análise, são abordados alguns pontos específicos e indispensáveis: Estrutura (concorrência, tecnologia, barreiras de entrada e saída), Relacionamentos (clientes, fornecedores, distribuidores), Mercado (tamanho do mercado, crescimento, produtos, substitutos) e Finanças (custos, faturamento, margem de lucro).
Através da análise, o gestor pode identificar as oportunidades e fraquezas do mercado, conhecer o comportamento e antecipar as tendências, reconhecer as estratégias vencedoras, e encontrar novas oportunidades, diminuindo os riscos de perda. Logo, ele pode tomar decisões mais precisas, além da avaliação de desempenho dos setores. Sendo assim o responsável pode montar sua carteira com mais segurança. Essas ferramentas de análise possibilitam a execução de projeções diante das mais diversas situações.
É necessário ressaltar que cada setor possui características especificas que os diferem dos outros. Esse estudo serve, tanto para empresas que já estão há muitos anos no mercado, que o usam para verificar a evolução do mercado e como podem reformular suas estratégias para novas decisões, como para as que estão entrando no mercado, que verificam se realmente é possível e viável adentrar num nicho concorrido. Posteriormente definem suas estratégias iniciais com base na análise.