Balanços Sucessivos
Sabe-se que uma língua pode apresentar variações devido às suas transformações no tempo (aspecto histórico) e no espaço (aspecto regional), quanto ao estrato social (diferenças entre os escolarizados e não escolarizados) quanto ao estilo (formal e informal) e quanto à modalidade (oral e escrita). Os pares de enunciados apresentados a seguir ilustram tais variações. Aponte o tipo de variedade lingüística que os caracterizam:
1.1. A) Nóis num vai memo. Num dianta. Eles ponharam tantos probrema que nóis perdeu a vontade di viajá.
B) Nós não vamos mesmo. Não adianta. Eles puseram tantos problemas que nós perdemos a vontade de viajar. _____________________________________________
1.2. A) Hum tal home sei eu, aquest’ oide: Que por vós morr’e e vo-lo em partide Vedes quem é e non xe vos obride: Eu, mia dona.
B) Um certo homem sei eu, ouvi isto: Que por vós morre e quereis que ele parta Vedes quem é e não vos olvideis: Eu, mia dona.
_________________________________________________
1.3. A) “Bom, pessoal, a gente se reuniu aqui pra discutir um assunto que...bom, é uma questão que é do interesse de todos nós...éh.. em primeiro lugar, gente... bem, eu queria dizer que...é melhor você falar, Julinho... você fala melhor do que eu...” B) “Senhoras e senhores: o objetivo desta apresentação é contextualizar a estética no Brasil na década de 30, período esse fértil em manifestações artísticas e literárias e que acabou provocando relevantes mudanças culturais nas décadas posteriores.” ______________________________________ 1.4. A) – Como é preparada essa salada?
Uai, com esse trem todo que botam em saladas mesmo... uns tumatinhos, umas alfaces...
B) - Como é preparada essa salada?
Com todos esses ingredientes que se colocam em saladas mesmo... uns tomates,