DRENAGEM
Essa cirurgia não dói, apesar de ser traumática, quando existe fratura do osso. O que incomoda o paciente é não poder respirar pelo nariz por causa do tampão nasal. Assim que esse é retirado, após 12 horas, ele volta a respirar melhor, anulando esse desconforto. O edema e a equimose em volta dos olhos (Peri orbital) costumam aparecer 48 horas depois da rinoplastia, devido ao trauma da cirurgia. A drenagem linfática vai ajudar a acelerar a regressão desses sintomas. Outro fator importante com relação as cicatrizes da cirurgia de nariz é abordagem utilizada, que pode ser a rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada. No primeiro caso, a incisão é feita por dentro da narina, mas tem uma parte externa, na columela. Essa é a ilha de pele que separa as duas narinas. Essa abordagem veio a facilitar a vida dos cirurgiões plásticos, permitindo uma boa visualização e uma curva de aprendizado mais curta. Porém, a cicatriz é menos discreta quando comparada com a da Rinoplastia Fechada. Na Rinoplastia Fechada, as incisões são feitas dentro das narinas, o que é uma vantagem inquestionável quando falamos em cicatrizes. Em contrapartida, a técnica exige maior excelência na formação e maior capacidade técnica do cirurgião plástico.
O formato do nariz também interfere na cicatriz.
Além da técnica escolhida, a forma do nariz também tem influência sobre a cicatriz resultante. Narizes com a base larga, por exemplo, podem requerer uma incisão externa no sulco que divide o nariz da bochecha, estreitando as asas nasais. Estas incisões também deixam cicatrizes, que como as outras citadas anteriormente, são discretas e localizadas de forma que podem ficar escondidas.
Agora que você já sabe mais sobre as cicatrizes da cirurgia de nariz, vamos conversar sobre o mais importante: o processo de cicatrização. De nada adiantarão os melhores profissionais e as melhores técnicas se o pós-operatório não for bem