Balanço
O Balanço Patrimonial é a representação gráfica do patrimônio. No Balanço constam os valores do Ativo, do Passivo e do Patrimônio Líquido em determinado momento (na data em que o balanço for elaborado, ou “levantado”, como se costuma dizer).
O Balanço Patrimonial é uma das principais demonstrações contábeis. Reflete a Posição Financeira em determinado momento, normalmente no fim do ano de um período prefixado. É como se tirássemos uma foto da empresa e víssemos de uma só vez todos os bens, valores a receber e valores a pagar em determinada data. Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento. Por esse motivo é tecnicamente chamado de “Balanço Patrimonial”.
O Balanço Patrimonial se divide em duas colunas: a da esquerda contém o Ativo e a da direita contém o Passivo e o Patrimônio Liquido.
O Balanço Patrimonial se estrutura da seguinte maneira: * Ativo = Bens e Direitos; * Passivo = Obrigações com terceiros e Patrimônio Líquido.
As contas do Balanço Patrimonial são classificadas em dois grupos:
Grupos de contas do Ativo:
Ativo Circulante: * Disponibilidades; * Estoques; * Créditos; * Despesas de Exercício Seguinte.
Não - Circulante Realizável a Longo Prazo: * Investimentos; * Imobilizado; * Intangível; * Diferido.
Grupos de contas do Passivo;
Passivo Circulante: * Obrigações de Curto Prazo.
Não – Circulante Obrigações a Longo Prazo;
Patrimônio Líquido, dividindo-se em: * Capital; * Reservas; * Ajustes de Avaliação Patrimonial.
O Balanço Patrimonial deverá conter: o nome completo da empresa título da demonstração (Balanço Patrimonial), data de encerramento.Portanto, o Balanço Patrimonial é uma ferramenta muito importante e indispensável para todas as empresas independente do seu ramo de atividade e forma de tributação. O Balanço Patrimonial evidencia qualitativa e quantitativamente a posição