Balanço social
ELIAS DOS SANTOS DANTAS
BALANÇO SOCIAL
SALVADOR
2011
UNIJORGE
ELIAS DOS SANTOS DANTAS
BALANÇO SOCIAL
Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Contabilidade, curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro Universitário
Unijorge, sob a orientação do Prof. Valesca Carneiro Beserra , turma quarta - feira, turno noturno
SALVADOR
2011
INTRODUÇÃO
Com a crescente internacionalização dos negócios, as organizações perceberam a importância de dispor de critérios contábeis fidedignos. A governança corporativa é um tema em crescente evidência, após sucessivos escândalos envolvendo grandes corporações. A responsabilidade sócio ambiental dos negócios agora se incorpora às práticas contábeis e financeiras. Projetos, práticas, estatísticas são informações que precisam de forma específica de compilação e divulgação; surge então o conceito de balanço social.
Definir o balanço social é um objetivo em permanente construção devido às várias interpretações, conforme pontuado anteriormente, que o mesmo possui. Por conter várias informações destinadas aos mais diversos públicos, como o governo, a comunidade, os trabalhadores, pesquisadores e formadores de opinião.
BALANÇO SOCIAL
No Brasil, a idéia de elaboração do balanço social começou a ser discutida somente na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas, e a partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicá-lo.
A verdade é que o balanço social é uma importante ferramenta para divulgação da responsabilidade social da empresa, sem esquecer-se da variável econômica, sendo ainda uma forma de a empresa evidenciar suas ações para atender as necessidades de informações de seus stakeholders e, apesar de apresentar dados de exercícios anteriores presta grande auxílio à gestão sócio-ambiental presente, e no planejamento para os anos seguintes.
A maior parte das informações