BALANÇO SOCIAL APLICADO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL
O balanço social é um demonstrativo e um instrumento utilizado para avaliar o envolvimento da organização com a sociedade, sua responsabilidade social. Ele demonstra tudo aquilo que uma empresa investiu em seus colaboradores e na sociedade.
A consciência social das empresas vem crescendo ao longo dos anos, pressionados pela globalização e pela sociedade em geral que por sua vez estão cobrando mais ações sociais por parte do governo e do empresariado, no sentido de buscar melhorias nas condições humanas e maior igualdade social.
DESENVOLVIMENTO
As informações contidas no balanço social, é de suma importância para que uma empresa preocupada com questões sociais, divulgue seus trabalhos, sendo uma importante ferramenta na gestão da responsabilidade social.
É importante, que as empresas não visem apenas o lucro, sem pensar no que acontece ao seu redor, se a comunidade onde esta inserida também está se desenvolvendo, a preocupação na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade. A empresa não pode se prender no “hoje”, precisa ir mais além, pensar no futuro, no que será deixado para as próximas gerações.
Qualificar pessoas que residam na mesma localidade que a empresa, não pode ser visto como mais um custo, e sim ganho. Pois, a empresa poderá contar com recusos humanos qualificados, e ao mesmo tempo contribuirá para minimizar a desigualdade social, uma vez que, passa dar a oportunidade de aprender, de aprimorar seus conhecimentos.
Na primeira fase do trabalho, citei como exemplo, a COPEL, uma Cia de Energia que tem buscado se envolver mais com a responsabilidade social. Além de investir em projetos, a Cia aumentou seu investimento no combate a fome e a pobreza, e dentro da Cia ampliou seus investimentos em saude para seus funcionários.
Além, destes investimentos, a empresa ofereceu a comunidade Cursos de Capacitação e Qualificação, como veremos no quadro a seguir: Cursos realizados em 2010 com enfoque na sustentabilidade, meio