Balanço orçamentario
As demonstrações contábeis são instrumentos de análise e controle em nível gerencial (tomada de decisão), demonstrando as situações econômico-financeira e patrimonial do exercício estando as informações disponíveis nos Balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração das Disponibilidades Financeiras por Fonte de Recursos.
As demonstrações contábeis representam o resultado das operações relacionadas às origens e aplicação de recursos pelos Órgãos da Administração Pública Direta e Indireta.
Através das demonstrações contábeis torna-se possível o conhecimento dos valores dos bens, dos direitos e das obrigações dos agentes que arrecadam receitas, efetuam despesas, administram ou guardam os bens pertencentes à União. * BALANÇO ORÇAMENTÁRIO A receita que se espera arrecadar denomina-se receita prevista, estimada ou receita orçada, as três expressões são equivalentes. A previsão da receita é elaborada com base nas estimativas das fontes possíveis de arrecadação.
A efetiva arrecadação dos valores estimados em cada natureza denomina-se receita realizada. No final do exercício, a receita realizada poderá ser igual, maior ou menor que a estimada.
As receitas previstas e as despesas fixadas (dotação) nos orçamentos fiscais e da seguridade social são confrontadas com as receitas e despesas realizadas, evidenciando, por consequência, as diferenças correspondentes.
O Balanço Orçamentário é um quadro com duas seções: receitas e despesas e cada uma delas apresenta três colunas: a) Receitas
Primeira coluna – Receita Prevista
Segunda coluna – Execução da Receita; e
Terceira coluna – Diferença entre a receita prevista e a execução da receita b) Despesas
Primeira coluna – Despesa Fixada (Dotação)
Segunda coluna – Execução da Despesa; e
Terceira coluna – Diferença entre a Dotação e a Execução da Despesa
O