Balanço Energético Nacional
No presente trabalho iremos abordar os seguintes assuntos: “O balanço energético nacional” (como funciona o balanço e que empresa o elabora e divulga); “O boletim mensal de energia”; “As demandas de energia” (o que se espera para os próximos anos e uma análise geral das fontes de energia); “As matrizes energéticas” (todos os tipos de meio de extração de energia nacional e suas respectivas porcentagens); E por fim: “A fração de energia renovável” (a porcentagem dos últimos anos e a posição do Brasil).
BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL
É o mais tradicional documento do setor energético brasileiro. Ele divulga, através de extensa pesquisa, toda a contabilidade relativa à oferta e ao consumo de energia no Brasil, contemplando atividades e operações ligadas à exploração e produção de recursos energéticos primários, à conversão em formas secundárias, às contas de importação e exportação, à distribuição e ao uso final da energia. De fundamental importância para as atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético nacional, o Balanço reúne, em um único documento, as séries históricas das diversas operações ligadas à oferta e demanda dos diferentes energéticos, além de informações sobre reservas, capacidades instaladas e importantes dados estaduais. O BEN é elaborado e divulgado anualmente pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE.
BOLETIM MENSAL DE ENERGIA
Faz uma estimativa preliminar das matrizes energética e elétrica do ano em análise, comparando com as do ano anterior, principais variáveis energéticas mensais e acumuladas até o mês em curso, consumos totais e produção de diversos combustíveis para os últimos 4 anos, assim como produção física de alguns setores intensivos em energia, também nos 4 últimos anos. O MME traz a análise e dados da energia na América do Sul, nos países que fazem parte dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de oportunidades e investimentos no setor de energia no Brasil.
DEMANDAS