Balança de pagamentos
Tarefa - Ajustamento do balanço de pagamentos
A partir dos vários assuntos já estudados ao longo do semestre, mostrar como cada um dos aspectos a seguir pode promover o ajustamento do balanço de pagamentos de um país.
a) Restrições tarifárias ou quantitativas às importações.
b) Subsídios às exportações.
c) Controle da saída de capitais e de rendimentos para o exterior.
d) Aumento interno da taxa de juros.
e) Desvalorização real da taxa de câmbio.
Levando em conta o paragrafo do capitulo 10 do livro Noções de Economia:
(i) em que medida uma economia está se endividando ou assumindo uma posição credora frente ao resto do mundo: (ii) por isso mesmo, o resultado em Conta Corrente é uma medida do grau de utilização (disponibilização) de poupança externa do (para o) resto do mundo; e,assim (iii) indica em que proporção um país pode gastar além dos seus próprios recursos. Estas três interpretações sobre o resultado das contas externas não são a priori conflitantes. Podem ainda ser considerados complementares. Eles se originam em um conjunto de relações (tautologias) entre as contas externas e internas. Delas também se derivam diferentes sugestões para a correção dos desequilíbrios em transações correntes, na medida em que o acúmulo de déficits ou superávits ao longo do tempo pode gerar efeitos negativos em outros setores da economia. Seguem as respostas a tarefa:
a) Através das restrições e limitações de quantidade na importação, o governo consegue ajustar as entradas de produtos que fugiriam ao controle e influenciariam nas contas da balança de pagamentos, por exemplo, um determinado produto que seja um bem durável com muita importação, pode prejudicar a fabricação interna deste bem e gerar este desnivelamento da balança de pagamentos.
b) Segue a mesma lógica da resposta acima, porém no caso de subsídios a exportação, o governo, fortalece a indústria e pode “facilitar” a produção interna de um bem para o consumo interno, diminuindo