Balança de Pagamento
É o registro contábil das transações comerciais do país com o resto do mundo. Todas as entradas de recursos ($) são contabilizadas (+) e as saídas (-).
Estrutura:
A- Balança Comercial exportação (FOB) importação (FOB)
B- Balança de Serviço viagens internacionais seguros fretes rendas de capital (juros, lucros) outros serviços
C- Transferência Unilateral
D - Balança de Transações Correntes: (A + B + C)
E - Balança de Capital capital de curto prazo (especulativo, volátil) capital de longo prazo (investimento) reinvestimento amortização empréstimos / financiamentos outros capitais
F - Erros e Omissões
G - Saldo da Balança de Pagamento: (D + E + F)
H - Balança de Capital Compensatório: (-G) haveres e obrigações no exterior empréstimos de regularização atrasados comerciais
Análise da estrutura:
A) Balança Comercial: compreende basicamente o comércio de mercadorias, a expressão FOB, significa free on board, isenta de frete e seguro, quando a exportação é maior que as importações há superávit, no caso contrário déficit.
B) Balança de Serviços: registra todos os serviços pagos e/ou recebidos pelo Brasil. Subdivide-se em serviços de fatores, que trata da remuneração a fatores de produção externos (juros, lucros, assistência técnica e royalties) e serviços não fatores, que são os pagamentos diversos a empresas estrangeiras.
C) Transferência Unilateral: trata dos saldos de doações entre países, remessas feitas por empregados migrantes para suas famílias no país de origem.
D) Balanço de Transações Correntes: se este for negativo (BTC0), há uma poupança externa negativa, indica que enviamos mais bens e serviços para o exterior.
E) Movimento de Capital: contabilizam os saldos dos capitais das firmas estrangeiras que entram e saem do país. São eles: capital de curto prazo, investimento ou capital de longo prazo, reinvestimento, empréstimo e financiamento de curto, médio e longo Prazo, amortização e