Balanças de pagamento
Prof. Cícero Santos
Aluna: Karine Verissimo
I Semetre – Economia
Balança de Pagamentos
A par do crescimento das relações económicas entre os diferentes países cresceu também a necessidade de efectuar o registo sistemático dessas mesmas relações económicas de forma a que fosse possível conhecer a situação económica de cada país relativamente aos seus parceiros comerciais.
É na Balança de Pagamentos que são registados todos os movimentos financeiros decorrentes das relações económicas ocorridas entre um determinado país e o resto do mundo. É pois nesta balança que são registadas as entradas de capitais motivadas pelas exportações de mercadorias, as saídas de capitais associadas às importações de mercadorias, as entradas de capitais motivadas pelos investimentos realizados por agentes económicos estrangeiros, as entradas de capitais associadas a subsídios ou a remessas de emigrantes, entre muitos outros movimentos financeiros.
No caso das entradas de capitais ser superior às saídas dá-se uma acumulação de ouro e de divisas estrangeiras. No caso contrário verifica-se uma saída de ouro e de divisas estrangeiras.
De forma a melhor conhecer a Balança de Pagamentos, esta é desagregada noutras balanças. A primeira desagregação da Balança de Pagamentos é a divisão em Balança Básica ou Fundamental e Balança de Financiamento. No caso da Balança de Financiamento, esta funciona apenas como compensação dos saldos registados na Balança Básica pelo que o estudo da Balança de Pagamentos recai geralmente apenas sobre a Balança Básica.
Como vimos, a Balança de Financiamento representa apenas uma compensação dos saldos da Balança Básica. Desta forma, é na Balança Básica que são registados todos os movimentos financeiros de um país com o exterior. Assim, a Balança de Financiamentos é não mais do que a representação da acumulação de ouro e de divisas que se verifica quando o saldo da Balança Básica é positivo (ou seja, quando as