Balança de pagamentos
CONCEITO: Registro contábil de todas as transações de um país com o resto do mundo, envolvendo transações com bens e serviços, ou até mesmo transações com capitais físicos e financeiros. Sendo assim o Balanço de Pagamentos registra tanto o comércio internacional (importações e exportações) os serviços (pagamentos de juros, royalties, remessa de lucros, turismos, fretes, etc...) como movimento de capitais (investimentos diretos estrangeiros, empréstimos e financiamentos, capitais especulativos, etc...).
Superávit: Excesso de arrecadação, ou seja, mais do que a previsão para um período. Seria como um "lucro" em relação à arrecadação e despesas.
Déficit: É quando há uma arrecadação inferior à estimativa para um período e consequentemente, um gasto maior que a arrecadação. O Balanço de Pagamentos está divido em quatro grupos:
BALANÇO COMERCIAL: Compreende o comércio de mercadorias. Onde se as exportações FOB excedem importações FOB, temos superávit e o inverso teremos o déficit.
BALANÇO DE SERVIÇOS: Registra-se todos os serviços pagos ou recebidos, como fretes, seguros, viagens internacionais. Os serviços que representam remuneração a fatores de produção externos (juros, lucros, royalties, aluguéis) são chamados serviços fatores (é a Renda Líquida Enviada ao Exterior) enquanto as demais são chamadas serviços não-fatores.
TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS: Conhecida como conta de donativos, registram as doações interpaíses. Os donativos podem ser em divisas (remessas de não