BALANÇA DE CORRENTE
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental II
Aluno:
Professor: Turma: 3
Balança de corrente
CAMPINA GRANDE
Março de 2014
1 – Introdução
Quando um fio é percorrido por uma corrente I, um campo magnético aparece ao redor do fio (figura 1.a). Nesse campo as linhas de força se apresentam na forma de círculos concêntricos. O sentido do campo é dado pela regra da mão direita, conforme figura 1.b.
Nesta experiência, vamos verificar a ação dessa força em um circuito elétrico utilizando uma balança de corrente. Na primeira parte do experimento iremos provocar nesta balança um desequilíbrio mecânico através de uma massa “m” em diferentes posições do condutor. A cada posição da massa iremos restaurar o equilíbrio com um novo valor de corrente. Já na segunda parte, fixaremos a corrente que atravessa a espira e iremos variar o seu comprimento l. Em ambas as formas conseguiremos determinar a intensidade do campo magnético do imã acoplado à balança.
2 - Objetivo
O objetivo principal deste experimento é encontrar a força magnética exercida por uma determinada corrente que passa por uma trilha em uma placa, primeiramente com variação da corrente e depois com variação do comprimento da trilha (espira), para assim podermos determinar a medida do campo magnético gerado pelo imã permanente utilizado no experimento.
3 - FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
3.1 - Materiais Utilizados
Fonte
Fios de ligações;
Amperímetro (Multímetro Analógico);
Balança de precisão;
Espiras de diferentes comprimentos;
Imã permanente em forma de U;
Base, haste e suporte de ligação.
3.2 - Descrições do Experimento
Foi montado todo o kit que contém o experimento da balança de corrente. Escolheu-se a espira com comprimento total de 100 milímetros (n = 2) para ser prendida no braço da balança e mediu-se a massa M0 necessária para equilibrar a balança sem a