Balança comercial
O filme fala sobre a vida de Buddy Fox, um corretor do mercado de ações, que sonha com seu sucesso profissional, e por sua persistência consegue contato com um bilionário do mercado de ações o senhor Gordon Gekko.
Buddy para impressionar Gekko, conta sobre um processo judicial ganho da empresa áerea Bluestar, onde seu pai trabalha, e com essa vitória judicial as ações subirão rapidamente.
Quando Gekko constata que é verdadeira a informação, seduz o rapaz para trabalhar como seu espião.
Buddy ganha dinheiro rapidamente e se envolve cada vez mais nos negócios ilícitos. Porém, após descobrir que Gekko está planejando uma transação na qual prejudicará os funcionários da Bluestar, tenta acabar com os planos de Gekko. É neste momento que a vida de Buddy se complica, pois, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o autua pelos crimes que cometeu.
A relação entre o filme e a matéria, é bem clara em renda variável, onde a empresa busca capital no mercado de ações, é o que Gekko fazia negociando com as empresas que estavam prestes a ter alta no mercado, ou seja, comprava ações quando ainda estavam com preço baixo e logo após valorizavam e acabava ganhando milhões de dólares. Na renda variável quem define o preço das ações é o mercado, no filme, Gekko tinha mais facilidade em saber sobre as ações que valorizariam, porque tinha a seu favor a espionagem corporativa. Ele negociava no pregão que é o sistema de negociação dos títulos (eletrônico) através de seus corretores, um deles, Buddy e logo após valorizarem vendia-os no mercado balcão, no qual já tinha um comprador para suas ações, como vimos algumas vezes no