Introdução a administração
Apresentação
A palavra “Administração” é oriunda do latim (ad, direção para, tendência e minister comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro. Essa velha conotação de supervisionar ou de só tomar conta de algum empreendimento ou pessoas está hoje totalmente ultrapassada e obsoleta (pouco usada). As organizações em geral e as empresas em particular precisam de muito mais do que isso.
Ao abordar O Conceito de Administração será impossível não falar na sua evolução durante os tempos. A realidade das empresas de hoje é muito diferente das empresas administradas no passado com o surgimento de varias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades. A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos até agora estudados, a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e eficácia.
A ciência da administração possui como objetivo de estudo as organizações ou grupo de pessoas, mas não qualquer grupo de pessoas e sim aqueles reunidos de forma planejada e deliberada em função de um objetivo. Para que uma organização atinja os seus objetivos são necessários recursos, entre eles estão os financeiros, humanos, materiais, patrimoniais, conceituais, tecnológicos, etc. Estes recursos não são abundantes em nosso planeta e por isso a administração promove meios de utilizá-los de forma concebível, sendo importante no processo de tomada de decisão racional.
Desenvolvimento
Considerado um ramo das ciências humanas por abordar assuntos dos Grupos sociais dentro de determinado ambiente, i. e.,