Lojas fj&t
Professora Vitória Catarina Dib.
São Paulo
2011.
INTRODUÇÃO: Max Weber MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO EM BUSCA DA ORGANIZAÇÃO IDEAL A teoria burocrática foi desenvolvida por dois motivos: 1. Melhorar falhas das teoria clássica e das relações humanas. Ambas tinham pontos de vista extremamente opostos, não tinham visão do todo da organização;
2. A necessidade de uma organização (modelo padrão) com foco de todas as partes da mesma, possibilitando de forma racional pensar em todas as variáveis da organização, tanto no comportamental das pessoas como nos processo do trabalho. A teoria da burocracia formalizada por Max Weber procurou fazer um mapeamento de como se estabelece o poder nessas entidades. Construiu um modelo ideal, no qual as organizações são caracterizadas por cargos formalmente bem definidos, ordem hierárquica com linhas de autoridade e responsabilidades bem delimitadas. Burocracia é a organização eficiente por excelência e para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:
* Formalização: existem regras e normas definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
* Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências. * Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.
* Impessoalidade: as pessoas são reconhecidas apenas como elementos da organização como ocupantes de cargos e funções, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado,