Balança analitica
1.0 Introdução:
A medida correta de volumes é fundamental para o sucesso do trabalho no laboratório de química.
Para a medida de volumes, há dois tipos de instrumentos. Graduados e Aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral, mais precisos. Os graduados, porém, permitem medir vários volumes, e um deles, a bureta é de alta precisão.
De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. Aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura padrão de calibração é 20ºC. A medida de volume da água 100 ml é feita, comparando-se o nível do mesmo, com os traços marcados na parede do recipiente. A leitura do nível para líquidos transparentes deve ser feita na parte inferior do menisco, estando a linha de visão do operador, perpendicular à escala graduada, para evitar erro de paralaxe.
2.0 Objetivo:
Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratório.
3.0 Parte experimental:
3.1 Materiais e Reagentes:
Os seguintes materiais disponíveis no laboratório de química da UESPI foram utilizados nesse experimento:
- Béquer de 250 com escala
- Erlenmeyer de 250 com escala
- Proveta graduada de 100 ml com escala
- Pipeta volumétrica de 25 ml
- Pipeta graduada
- Bureta de 50 ml
- Funil comum
- Frasco lavador
- Propipeta (pompete)
- Estante para tubos de ensaio
- Tubos de Ensaio
3.2 Procedimento:
(1) Foi meço 100 ml de água em um béquer e transferido para o erlenmeyer. Onde verificou-se que não ouve variação do volume e não teve erro na escala. Transferiu-se a água para a proveta graduada, onde notou-se que não ficou preciso.
(2) Foi meço 100 ml de água na proveta graduada onde de modo grosseiro transferiu-se para o béquer. Verificou-se que ouve erro na escala, pois o béquer foi meço um volume de água maior em relação á proveta graduada. Em