balanco patrimonial casas bahia 2011 e 2012
1.1- As fontes de energias não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural, energia nuclear...) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
Geralmente, as fontes de energias não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que o sistema energético atual assenta na utilização dos combustíveis fósseis. São também consideradas energias sujas, já que sua utilização é causa direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividade agrícola, corrosão de edificações, monumentos e infra-estruturas, deterioração da camada de Ôzono ou chuva ácida.
1.2- Principais impactos ambientais causados pelas Matrizes energéticas não renováveis.
Petróleo : a queima de combustível dos automóveis , liberando gás carbônico, poluindo o ar atmosférico, ajudando na elevação da temperatura, contribuindo com efeito estufa.
Emissão de resíduos nucleares que podem levar milhões de anos para perder sua radiatividade, contaminando o solo, a água ,contaminando milhares de pessoas que poderão ter sérios problemas de saúde, transmitindo doenças geneticamente para as gerações futuras.
2- ENERGIA RENOVÁVEIS
2.1- As fontes de energia renováveis são aquelas originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam.
Como exemplos de energia renovável, podemos citar: energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), geotérmica (calor interno da Terra) e mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).