balancete
Indústria e Comércio de material britado para uso na construção civil em geral.
1.1. – Análise do Produto
Brita ou pedra britada para construção civil é o produto do processo de detonação de rochas. É um termo utilizado para denominar fragmentos de rochas duras, originários de processos de beneficiamento (britagem e peneiramento) de blocos maiores, extraídos de maciços rochosos (calcário) com auxílio de explosivos. Os produtos de pedreira são:
Brita 0 – Material com diâmetro de 12,5 mm, usado principalmente da construção civil, Usina de asfalto e industria de prémoldados.
Brita 1 – Material de diâmetro máximo de 22,0 mm, utilizado na construção civil, edificações, concreto armado, lajes maciças, fundações e pisos; também em usinas de concreto para fabricação de concreto convencional.
Brita 2 – Material com diâmetro de 32,0 mm, utilizado em sub-estações elétricas; estruturas de concreto em grandes dimensões e também pode ser utilizado em drenagens.
Brita 3 – Também denominada pedra de lastro, material com diâmetro entre 25 mm a 64 mm. Tem como indicações lastro ferroviário e drenagens.
Pó de Pedra – Material com diâmetro máximo de 5,0 mm, usado para fabricação de pré-moldados em geral, obras de calçamento e usinas de asfalto.
Pedra Rachão – Com faixa granulométrica entre 10cm e 14cm, é utilizada para calçamento de ruas e confecção de muros.
Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, 66% do consumo de pedra britada destina-se a construção civil, 15% a construção e manutenção de estradas, 4% pavimentação asfáltica, 3,5% fabricação de artefatos de cimento e pré-moldados e 11,5% a outros usos, como lastros de ferrovias e contenção.
1.2. - Evolução e tendência de preço no mercado
O preço da brita depende muito do mercado da construção e de obras públicas em andamento. Durante muitos anos, a produção de brita ficou estagnada e os preços praticados mal davam para cobrir os custos de produção. O preço,