Questões
Impactos sócio-ambientais da utilização das Fontes de energia fósseis no mundo atual.
De acordo com os dados preliminares do BEN (Balanço Energético Nacional) de 2009, o Brasil aumentou o consumo de energia de origem fóssil em 2008.
Os combustíveis não renováveis representam 54.7% da matriz energética do Brasil, enquanto a participação das fontes renováveis ficou em 45,3%.
Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.
Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas.
- Outro aspecto, não menos importante, está relacionado com o impacto sócio-ambiental, sobretudo no que diz respeito a fenômenos de poluição em várias vertentes.
- São de salientar os seguintes aspectos:
- As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo;
- Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;
- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.
A energia fóssil é possivelmente formada pela decomposição de matéria orgânica, através de um processo que leva milhares de anos. E por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica essas energias continuam a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda, o gás natural, são os combustíveis fósseis mais