Balanceamento dinâmico de célula e layout
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
[pic]
“Balanceamento Dinâmico de Célula e Layout”
Elaboradores:
Rafael Albertin Alves Agra
Engª de Produção Mecânica
Março/2010
Balanceamento Dinâmico de Células
Objetivo:
Atender a demanda de produção, efetuando a alocação das máquinas /processos em células, otimizando os recursos disponíveis para fabricação das peças.
Descritivo do processo
[pic]
[pic]
Matriz Máquina X Peça (inicial)
[pic]
Abaixo seguem matrizes demonstrando processo em células de manufatura, indicando o tempo total e grau de utilização de cada máquina disponível.
Para esta formação, foram utilizadas somente as máquinas disponíveis e apenas um turno de trabalho, totalizando 2106 minutos semanais.
Nesta configuração de células, verifica-se que haverá problemas em atender a demanda, visto que o GU (Grau de utilização), ultrapassa a capacidade produtiva das células.
[pic]
[pic]
Matriz Máquina X Peça (final)
Após a análise das matrizes, ficou evidenciado a necessidade de uma novo arranjo de células, através de implementação de novos turnos de trabalho e compra de máquinas para suprir a demanda.
[pic]
[pic]
[pic]
Para facilitar o entendimento, a tabela abaixo demonstra a distribuição dos turnos utilizados para suprir a demanda disponibilizada na máquina.
[pic]
Conclusão
Após a análise realizada na Matriz Máquina x Peça inicial, verificamos a necessidade uma nova alocação das células:
- implantação de mais turnos de trabalho nas máquinas com maior demanda
- utilização de hora extra
- compra de duas novas máquinas (T40 e T50)
Existe a possibilidade de redução de turnos e eliminação de hora extra, caso houver queda na demanda de produção, efetuando uma nova distribuição da demanda entre as