Balanceamento das equaçoes
Equação química - conceito e representação A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Representam a escrita usada pelos químicos e de forma universal, ou seja, é a mesma em qualquer país.
As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química.
Representação de uma Equação Química:
Reagentes → Produtos
Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio formando duas moléculas de água. 2H2 + O2 → 2 H2O
reagente produto Observe que o H2 e o O2 são reagentes e H2O é o produto.
Através da Equação Química é possível saber o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses: Gás (g), Vapor (v), Líquido (l), Solução aquosa (aq), Sólido (s), Cristal (c). Símbolos podem ser usados para descrever uma reação: - Catalisadores ou aquecimento: ∆ - Formação de um precipitado: ↓ - Quando a reação é reversível: ↔ - Presença de luz: λ Números são utilizados para descrever as proporções das diferentes substâncias que entram nas reações, veja a equação: H2 + Cl2 → 2 HCl Esse número que antecede o elemento, no caso o número 2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação.
Através de uma equação é possível saber praticamente tudo sobre uma reação química.
Nas equações químicas, as substâncias podem aparecer com seus estados físicos: (s) – sólido
(l) – líquido
(g) – gasoso Exemplo:
C (s) +