Balancead scorecard
Professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, desenvolveram um projeto de pesquisa chamado Balanced Scorecard que é o procedimento de medição e gestão de desempenho usada na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura. Baseiam-se normalmente no processo que podem utilizar a tecnologia da informação e os programas de Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIG), como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio. Os passos dessas metodologias incluem: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes complementados através de indicadores de desempenho.
O BSC (Balanced Scorecard) foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.
As condições para definição desses indicadores tratam dos processos de um modelo da administração de serviços e busca da otimização dos resultados relatados em quatro dimensões que refletem a visão e estratégia empresarial: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Vejamos a seguir informações referentes aos balanços e modelos dos quais discutiremos suas análises.
O OBJETIVO
Na administração de uma entidade é maximizar o investimento dos acionistas, o valor da empresa. Porém este objetivo é o resultado final de fazer as coisas certas, isto é, agregando valor aos clientes, melhorando o negócio e os seus processos operacionais, inovando constantemente, possibilitando a empresa a aprender e dividindo este aprendizado com o resto da organização. O balanced scorecard reconhece tudo isso atribuindo igual ênfase aos fatores necessários para fazê-los certo, o que resultará no atingimento do objetivo máximo. No entanto, todas as medidas são dirigidas pela visão do negócio.
Neste modelo, a administração da empresa é