Lingotamento de tiras finas
O lingotamento contínuo é um desenvolvimento relativamente recente na siderurgia e, teve um impacto dramático na produção do aço através de todo o mundo. Entre todas as tecnologias desenvolvidas e aplicadas na siderurgia, o lingotamento contínuo é aquela que resultou no maior efeito no incremento da eficiência na utilização de material. O rendimento do processo é superior a 95%, enquanto é de aproximadamente 80% nos produtos semi-acabados resultantes da laminação do lingote. Além disso, seus produtos têm elevada qualidade.
Máquinas pesadas de lingotamento contínuo de blocos e placas têm sido instaladas em substituição ao lingotamento convencional nas usinas existentes, bem como nas expansões das usinas existentes ou na implantação de novas siderúrgicas.
Antes do desenvolvimento do lingotamento contínuo, os lingotes eram materiais de partida para fabricação dos produtos de aço. Atualmente isso ainda é utilizado na fabricação de produtos especiais de aço e de materiais não ferrosos.
A sequência típica de produção a partir da aciaria até a laminação era: 1) Vazamento do aço líquido na panela; 2) Transferência da panela para plataforma de vazamento e lingotamento do aço líquido nas lingoteiras; 3) Transferência dos moldes preenchidos para a área de estripagem a fim de os lingotes das lingoteiras; 4) Transferência e carregamento dos lingotes nos fornos poço e aquecimento até a temperatura de laminação; 5) Remoção dos lingotes aquecidos dos fornos e sua transferência para o laminador primário a fim de laminar o produto semi-acabado; 6) Transferência dos produtos semi-acabados para as laminações subseqüentes.
Mas com o desenvolvimento do processo de lingotamento contínuo, a sequência de produção é: 1) Vazamento do metal líquido do forno para a panela; 2) Transferência para uma plataforma de vazamento e lingotamento contínuo do aço líquido e obtenção dos produtos semi-acabados; 3) Transferência dos