Balan A De Corrente
Centro de Ciências e Tecnologia
Unidade Acadêmica de Física
Laboratório de Óptica, Eletricidade e Magnetismo
BALANÇA DE CORRENTE
Aluno: Matheus Ferreira N. de Abrantes Matrícula: 113111067
Turma: 04 Professor: Laerson Nota:
CAMPINA GRANDE, PB
MARÇO 2015.
1 Introdução
1.1 Introdução Teórica
A balança de corrente é um dispositivo que permite detectar e medir variações nas forças as quais um condutor é submetido enquanto é percorrido por uma corrente elétrica.
Um imã permanente com o formato de ferradura suspenso por um eixo produz um campo magnético em uma espira por onde passa uma corrente I. A interação entre a corrente elétrica I e o campo magnético B (gerado pelo imã) no qual o condutor desta corrente é imerso, resulta numa forca dF, que neste caso, atua no trecho dL do condutor e é dada por dF = I dL x B. Essa força que aparece no condutor é capaz de desequilibrar a haste na qual o imã está preso. O momento mecânico gerado por essa força pode ser compensado por um momento oposto resultante de uma massa colocada na haste. Por meio desse fenômeno, podemos obter o campo magnético do imã utilizado.
1.2 Material Utilizado
Para o experimento realizado, temos os seguintes materiais:
Balança;
Blocos Polares;
Placas com Espiras condutoras retangulares;
Fonte;
Amperímetro;
Cabos.
1.3 Objetivos
O experimento realizado apresentou como objetivo analisar a força magnética de um campo magnético uniforme sobre um segmento retilíneo de corrente.
2 Procedimentos Experimentais
A montagem do experimento no primeiro momento ocorreu de acordo com a figura abaixo:
Posteriormente, penduramos a espira escolhida no braço da balança e a equilibramos de modo que a seção horizontal do condutor ficasse perpendicular às linhas de campo, sendo a seção horizontal do condutor ajustada, no centro do campo uniforme.
A balança foi ajustada e medimos então a massa inicial m0